Abílio Azevedo.

The Professional Product Owner: Leveraging Scrum as a Competitive Advantage

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Abílio Azevedo
Abílio Azevedo

O Product Owner conecta a visão a execução.

Sua habilidade é visualizar o que você deseja. Sua habilidade não é necessariamente construir o que você quer (mesmo se pudesse, você não tem tempo para fazer isso). Você apenas tem que dizer a alguém o que você quer, financiá-la e provê-la adequadamente, e o resultado será ótimo (ou pelo menos satisfatório).

Produto x Projeto

Projeto você tem um plano bem definido, produto você não conhece muito bem e precisa validar o resultado final. Curiosamente, a palavra “projeto” costumava significar fazer algo antes de (pró) agir (-jeto). Na década de 1950, o gerenciamento de projetos se tornou mais comum com a introdução de várias técnicas nas indústrias de engenharia e defesa. Isso expandiu a definição de “projeto” para incluir planejamento e execução e, desde então, expandiu-se para centenas de técnicas em muitos outros setores. Se você ou sua empresa pensam em termos de projetos e menos em termos de produtos e valor, a maré da fortuna pode mudar rapidamente. O que seus clientes valorizam? Projetos ou produtos? O objetivo não é entregar projetos, mas entregar valor por meio de produtos - produtos que, em última análise, levam a uma receita mais alta e a custos mais baixos para sua organização. Produtos que são tão bons que sua base de clientes crescerá e os clientes existentes permanecerão por perto. Um produto é tudo o que pode ser oferecido a um mercado que satisfaça um desejo ou necessidade.

É preciso entregar valor o mais rápido possível

Validar a entrega de valor só é possível através entrega ao marketplace (clientes) Por isso entregue o quanto antes, um exemplo dessa entrega em partes é ao montar o Sandwich do Subway, o atendente vai construindo o produto junto com o cliente. O que podemos entregar primeiro que terá o maior impacto em nossas metas? quanto mais desperdício e retrabalho ocorrer; e menos valor é entregue aos clientes. 30 por cento do sucesso de uma equipe depende de como ela foi lançada. Uma visão excelente e bem comunicada é fundamental para um lançamento bem-sucedido. “Se você pudesse ter apenas uma coisa, o que seria?” costuma ser uma boa pergunta inicial ao identificar o mais valioso. Se tudo é importante, nada é. —Patrick Lencioni

Validar a entrega de valor

Se você não for capaz de quantificar o sucesso ou provar a realização de valor, as chances de estar no caminho errado são bastante altas. Não se esqueça de que a única prova real, porém, é através do cliente. Tudo antes é apenas uma hipótese. A maioria das suposições de negócios está completamente errada. Eles ficam bem no papel, mas não se sustentam no mundo real. Cada ideia valiosa deve ser validada o mais rápido possível. Um lugar onde isso é feito no Scrum é a Revisão do Sprint. A mente é o laboratório onde os produtos, tanto falsos quanto genuínos, são fabricados. As pessoas cultivam ervas daninhas selvagens, outras cultivam flores florescentes! —Israelmore Ayivor

Métricas

É preciso fazer uma gestão baseada em evidências (EVIDENCE-BASED MANAGEMENT) e por isso precisamos de métricas para visualizar corretamente nosso produto.

Product Cost Ratio - Todas as despesas da organização que desenvolvem, sustentam, fornecem serviços, comercializam, vendem e administram o produto ou sistema. Existem duas maneiras de olhar para o custo:

  • O investimento no desenvolvimento de produtos - uma métrica leading que pode ser medida a cada Sprint. O maior custo aqui provavelmente são os salários da Equipe de Desenvolvimento. Quanto melhor você entender essa métrica, mais fácil será medir o retorno do investimento.
  • O custo de execução do produto na produção - uma métrica lagging que pode incluir tudo, desde o custo dos servidores de produção e treinamento de usuários até salários de usuários internos e equipe de suporte. Quanto melhor você entender essa métrica, mais fácil será medir seu custo total de propriedade.

Employee Satisfaction - Funcionários engajados que sabem como manter, sustentar e aprimorar os sistemas e produtos de software são um dos ativos mais importantes de uma organização. Autonomia, Domínio e Propósito são características motivadoras para os empregados.

Customer Satisfaction - Atender ou superar as expectativas do seu cliente. O objetivo do negócio é criar e manter um cliente. —Peter Drucker

Revenue per Employee - é uma medida da Receita total nos últimos doze meses (LTM) dividida pelo número atual de funcionários equivalentes em tempo integral.

Total defects - Mede software de qualidade cada vez mais baixa, levando a maiores recursos e orçamento para mantê-lo e perda potencial de clientes

Release Frequency - O tempo necessário para satisfazer o cliente com produtos novos e competitivos

Release Stabilizatiion - O impacto de práticas de desenvolvimento deficientes e design subjacente e base de código. A estabilização é um obstáculo à competição que cresce com o tempo.

Cycle Time - O tempo (incluindo estabilização) para satisfazer um conjunto-chave de clientes ou para responder a uma oportunidade de mercado de forma competitiva.

On-Product-Index - O tempo que os desenvolvedores têm para trabalhar exatamente em uma iniciativa, como um produto. Quanto mais os desenvolvedores alternam as tarefas entre trabalhos concorrentes, menos eles se comprometem e mais atrasos são introduzidos.

Installed Version Index - A distribuição de clientes nas versões instaladas em produção. A manutenção das versões anteriores tem um impacto negativo na capacidade de inovar.

Usage Index - Determina como um produto e seus recursos são difíceis de usar e se o excesso de software está sendo mantido, embora raramente seja usado

Innovation Rate - Crescimento do endividamento técnico causado por softwares mal projetados e desenvolvidos. O orçamento é consumido progressivamente à medida que o software antigo é mantido ativo.

Testes e Qualidade

Características de um Product Owner

Exemplo de descrição do trabalho do proprietário do produto: Procuramos uma pessoa visionária com excelente conhecimento de negócios e domínio. Em sua função, esperamos que você seja um líder decisivo, exibindo fortes habilidades de negociação com todas as partes interessadas e pessoas envolvidas. Sua paixão pelo produto e sua capacidade de ouvir o ajudam a lidar com mudanças e contratempos ocasionais.

O Product Owner é a pessoa responsável por um produto a qualquer momento

Mantenha os proprietários do produto no CRACK:

  • Colaborativo: Trabalhe em estreita colaboração com as equipes de desenvolvimento e as partes interessadas. Conheça-os. Distribua o número do seu celular. Peça-lhes que enviem mensagens de texto ou liguem a qualquer momento. Envolva-se durante a Sprint. Não espere até o final para fornecer feedback. Veja-se como parte da equipe.
  • Representante: Crie empatia com seus stakeholders e clientes. Seja a voz deles quando não estiverem por perto. Estabeleça e comunique uma visão de produto que reflita com precisão suas necessidades. Também represente o Time Scrum enfrentando a gestão que está aumentando a pressão para entregar.
  • Autorizado: Ter autonomia para tomar quaisquer decisões relacionadas ao produto em relação ao escopo, cronograma e orçamento. Faça a chamada final quando as partes interessadas não conseguirem chegar a um acordo, tendo confiança de que você pode ajustar seu caminho mais tarde, quando tiver mais informações.
  • Comprometido: A propriedade do produto é um trabalho de tempo integral. Fique comprometido com o produto, a equipe de desenvolvimento, as partes interessadas e a qualidade. Permaneça fiel à visão, ao valor, à validação (os três Vs) e ao processo empírico que é o Scrum. Não deixe que nada o desvie do caminho.
  • Bem informado: Conheça o seu domínio e nunca pare de aprender. Trabalhe em estreita colaboração com usuários e especialistas no assunto para preencher quaisquer lacunas em seu conhecimento. Fique por dentro das últimas tendências em tecnologia. Examine o mercado e a concorrência para se manter na frente.
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Experienced Software Engineer with degree in Electrical Engineering with over 10 years of hands-on expertise in building robust and scalable mobile, web and backend applications across various projects mainly in the fintech sector. Mobile (React Native), Web (React and Next.JS) and Backend (Node.JS, PHP and DJANGO). My goal is to create products that add value to people. - © 2024, Abílio Azevedo