Startup Enxuta | Abílio Azevedo

Abílio Azevedo.

Startup Enxuta

Cover Image for Startup Enxuta
Abílio Azevedo
Abílio Azevedo

Esse livro nos ensinou como validar hipóteses de forma rápida, segura e enxuta. Tudo o que pensamos, enfrentamos ou desejamos passou a ser hipótese. Nos ensinou aprender com os erros, combater a vaidade, desenvolver MVP, negócios disruptivos e assim nos deu segurança para acelerar as entregas já que respondemos rápido e aprendemos com as falhas(Fail Fast)

O livro Startup Enxuta de Eric Ries é um dos livros mais importantes do Vale do Silicio por trazer organização e método para ambientes e produtos incertos. Sua metodologia, baseada no pensamento Lean da Toyota, permitiu às empresas de softwares criar produtos incertos de forma segura, rápida, com a correta mitigação do erro criando uma cultura de experimentação e validação de hipóteses.

1. Empreendedores estão por toda parte. Você não precisa trabalhar numa garagem para estar numa startup. O conceito de empreendedorismo inclui qualquer pessoa que trabalha dentro da minha definição de startup: uma instituição humana projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza. Isso significa que os empreendedores estão por toda parte, e a abordagem da startup enxuta pode funcionar em empresas de qualquer tamanho, mesmo numa de grande porte, em qualquer setor ou atividade.

2. Empreender é administrar. Uma startup é uma instituição, não um produto, assim, requer um novo tipo de gestão, especificamente constituída para seu contexto de extrema incerteza. De fato, como discutirei depois, acredito que “empreendedor” deveria ser considerado um cargo em todas as empresas modernas que dependem da inovação para seu crescimento futuro.

3. Aprendizado validado. Startups existem não apenas para fabricar coisas, ganhar dinheiro ou mesmo atender clientes. Elas existem para aprender a desenvolver um negócio sustentável. Essa aprendizagem pode ser validada cientificamente por meio de experimentos frequentes que permitem aos empreendedores testar cada elemento de sua visão.

A energia investida no teatro do sucesso é energia que poderia ter sido usada para ajudar a desenvolver um negócio sustentável. Chamo os números tradicionais utilizados para julgar as startups de “métricas de vaidade”, e a contabilidade para inovação requer que evitemos a tentação de usá-las. A contabilidade para inovação não funcionará se a startup estiver sendo iludida por esses tipos de métricas de vaidade: quantidade bruta de clientes etc. A alternativa é o tipo de métrica que utilizamos para julgar nosso negócio e nossos marcos de aprendizagem, o que denomino métricas acionáveis.

Salto de fé: Suposições básicas sobre o mercado e o consumidor que dão origem ao produto/serviço, como “consumidores na região X estão interessados e dispostos a pagar pelo serviço Y”

Em vez de projetar planos complexos, baseados em inúmeras hipóteses, você pode fazer ajustes constantes por meio do “volante”, que é o ciclo de feedback construir-medir-aprender.

  • Executar com sucesso um plano que não leva a lugar nenhum.

  • O que devemos desenvolver e para quem? Que mercado podemos ingressar e dominar? Como podemos desenvolver um valor durável que não seja corroído pela concorrência?

“Sem dúvida, não há nada tão inútil quanto fazer com grande eficiência o que não devia ser feito de modo algum”.

"Neste livro, propus um método: a contabilidade para inovação, usando um modelo financeiro bem definido, e o motor de crescimento. No entanto, é simplista supor que seja o melhor método possível. Enquanto é adotado em cada vez mais empresas, novas técnicas, sem dúvida, serão sugeridas, e temos de ser capazes de avaliar as novas ideias com o máximo de rigor".

Did you like?

Mais Histórias

Cover Image for Imersão React edição Next JS da Alura!

Imersão React edição Next JS da Alura!

Desenvolvemos um app de QUIZES em NEXT.JS.

Abílio Azevedo
Abílio Azevedo
Cover Image for Fintechs: Material UX e UI

Fintechs: Material UX e UI

Material de Benchmark de Fintechs

Abílio Azevedo
Abílio Azevedo

NewsLetter

I will send the content posted here. No Spam =)