Reinvente sua empresa
Por que?
Esse livro desenvolve o pensamento crítico porque nos injeta a cultura de transformação nos estimulando a questionar o status quo. Com uma abordagem direta e franca nos deparamos com "verdades" corporativas que não se sustentam quando tratamos de inovação.
Minha Resenha: O livro coloca no chão vários pensamentos do senso comum, que na realidade em que vivemos não existem mais, mesmo sabendo disso é sempre bom lembrar disso! Hoje com tanto conhecimento a disposição o diferencial está no agir. Uma coisa que o livro reforçou em mim é "Quando chegar na ponte você atravessa", não tente atravessar pontes que você nem chegou nelas ainda!
Um ponto alto do livro é desmistificar startups/unicórnios e aprendizado fracassado, devemos pensar em criar empresas sustentáveis, ter aprendizados de sucesso e não viver no mundo da fantasia. Hoje todos querem ser enormes e inflados, e o livro trás a perspectiva de que ser limitado e pequeno é positivo e que é melhor terminar e fazer bem feito poucas coisas do que querer fazer várias mal feitas.
Por fim, o autor trás um ponto de equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Aonde produtividade não está atrelado a trabalhar mais horas, aonde a urgência pode acabar com a eficiência e que precisamos aproveitar os momentos de inspiração porque eles tem prazo de validade!
A nova realidade
- Você não precisa trabalhar 60, 80 ou 100 árduas horas por semana para fazer a sua empresa dar certo. De 10 a 40 horas já são suficientes. Não tem que gastar as economias de toda uma vida ou assumir riscos imensos.
- Iniciar um negócio paralelo enquanto mantém seu emprego atual pode garantir o fluxo de caixa necessário. Você sequer precisa de um escritório. Hoje, é possível trabalhar em casa ou em colaboração com pessoas que você nunca viu e que moram a milhares de quilômetros de distância do seu endereço
Ignore o mundo real “Isso nunca daria certo no mundo real” - É uma frase comum que ouvimos ao compartilhar uma idéia. Porém esse “mundo real” parece algo terrivelmente depressivo – onde ideias novas, abordagens pouco conhecidas e conceitos importados nunca têm vez
A urgência é um veneno A urgência é um veneno Pare de dizer que as coisas são urgentes. Todo mundo já sabe disso – está implícito. Todos querem que as coisas sejam feitas assim que possível.
A inspiração é perecível As ideias são imortais. O que não dura para sempre é a inspiração. Ela é como fruta ou leite fresco: tem data de validade. Bem utilizada, a inspiração é uma verdadeira máquina do tempo.