Dobre seus lucros
Por que? Esse livro nos apresenta a cultura de resultados nos mostrando o impacto de criar uma cultura meritocrática, com o foco em ser o melhor fugindo da mediocridade e com o viés ao lucro que é a melhor métrica de resultados.
É o livro mais polêmico de todos os que temos mas com o resultado mais tangível e rápido de ser aplicado. É o livro de cabeceira de um dos fundadores da Ambev e essa obra nos ensinará a não nos contentarmos com média e que a métrica de medida é o lucro. O melhor lucra mais, simples assim. Os recursos são finitos e precisam ser otimizados ao máximo. Ele nos foca a sermos enxutos, gerir bem os custos, negociar duramente com fornecedores e valorizar a meritocracia.
Trecho do livro
Toda organização deve ter um objetivo claro, único e predominante. Certas empresas dão a esse objetivo o nome de "missão". O problema é que em 90% dos casos o enunciado dessa missão ou desse objetivo não é suficientemente claro.
Em 40% dos casos, o enunciado falha por ser apenas um conjunto de banalidades e palavras bem sonantes, como: "Nossa missão é oferecer produtos superiores aos nossos clientes, estimulando as melhores qualidades de nossos funcionários e agindo como uma empresa responsável no tocante ao meio ambiente e às comunidades que operamos.'
Os restantes 50% trazem um conteúdo mais significativo, mas falham porque esse conteúdo não é dirigido ao objetivo correto. Essas declarações de objetivo ou missão afirmam que a finalidade primordial da organização é servir a tais e tais mercados, oferecendo tais e tais produtos e serviços e/ou utilizando tais e tais tecnologias.
O problema é que esses mercados, produtos e tecnologias são, todos eles, simples meios para um fim, e não fins em si mesmos.
O fim, o objetivo que orienta qualquer companhia, deve ser simplesmente isto: tornar-se o melhor. Nada motiva tanto os funcionários, nada os entusiasma tanto e produz tão bons resultados quanto dizer a cada membro da organização que nós, como empresa, e cada um de nós, como indivíduos, seremos os melhores - e nada menos que os melhores.
“Nenhuma empresa até hoje ganhou um tostão com previsões” - Temos que ser intuitivos nas nossas tomas de decisão. Ele quis dizer que tem empresas gastando muito tempo com pesquisas, que tentam prever o futuro, para estarem mais confiantes da suas decisões. Porém, seria muito mais eficiente usar da intuição para tomar as decisões, já que o tempo e dinheiro gastos, não compensam o pouco aumento de certeza com previsões.
Por que o excesso de processos atrapalha a lucratividade ? Porque o excesso de processos gera prejuízos, gasta-se tempo para executado enquanto poderíamos simplificar, inovar, sermos mais eficientes por fim ser mais lucrativos. O livro fala que é preciso agir na intuição, sem muitos processos e relatórios, resumiria em sermos eficientes: Qual o menor caminho para chegar a solução com a qualidade desejada.
Ser o melhor significa três coisas :
1. Nunca nos satisfaremos com a média do ramo. Estaremos sempre dando o melhor de nós mesmos...isto, por sinal, não significa "trabalhar horas extras"...
2. Nossa empresa será uma meritocracia. Isto significa que as recompensas - em termos financeiros, psicológicos e de carreira - serão distribuídas à base de desempenho e não de antiguidade, "simpatia" ou qualquer outra coisa...
3. Nos estabelecemos para lucrar. De fato, nos estabelecemos para ganhar o máximo possível. O lucro é a forma mais precisa e completa de determinar se somos realmente os melhores...
Case Ambev - Como construir a melhor empresa - Marcel Telles (Co-Fundador) O limite de um empreendedor é aonde o sonho dele - Insatisfação Permanente. Estimular a equipe! Ser a melhor em um mundo melhor. Na vida as vezes passa um cavalo selado e você tem que estar pronto para montar nele.