The Professional Product Owner: Leveraging Scrum as a Competitive Advantage | Abílio Azevedo

Abílio Azevedo.

The Professional Product Owner: Leveraging Scrum as a Competitive Advantage

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Abílio Azevedo
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O Product Owner conecta a visão a execução.

Sua habilidade é visualizar o que você deseja. Sua habilidade não é necessariamente construir o que você quer (mesmo se pudesse, você não tem tempo para fazer isso). Você apenas tem que dizer a alguém o que você quer, financiá-la e provê-la adequadamente, e o resultado será ótimo (ou pelo menos satisfatório).

Produto x Projeto

Projeto você tem um plano bem definido, produto você não conhece muito bem e precisa validar o resultado final. Curiosamente, a palavra “projeto” costumava significar fazer algo antes de (pró) agir (-jeto). Na década de 1950, o gerenciamento de projetos se tornou mais comum com a introdução de várias técnicas nas indústrias de engenharia e defesa. Isso expandiu a definição de “projeto” para incluir planejamento e execução e, desde então, expandiu-se para centenas de técnicas em muitos outros setores. Se você ou sua empresa pensam em termos de projetos e menos em termos de produtos e valor, a maré da fortuna pode mudar rapidamente. O que seus clientes valorizam? Projetos ou produtos? O objetivo não é entregar projetos, mas entregar valor por meio de produtos - produtos que, em última análise, levam a uma receita mais alta e a custos mais baixos para sua organização. Produtos que são tão bons que sua base de clientes crescerá e os clientes existentes permanecerão por perto. Um produto é tudo o que pode ser oferecido a um mercado que satisfaça um desejo ou necessidade.

É preciso entregar valor o mais rápido possível

Validar a entrega de valor só é possível através entrega ao marketplace (clientes) Por isso entregue o quanto antes, um exemplo dessa entrega em partes é ao montar o Sandwich do Subway, o atendente vai construindo o produto junto com o cliente. O que podemos entregar primeiro que terá o maior impacto em nossas metas? quanto mais desperdício e retrabalho ocorrer; e menos valor é entregue aos clientes. 30 por cento do sucesso de uma equipe depende de como ela foi lançada. Uma visão excelente e bem comunicada é fundamental para um lançamento bem-sucedido. “Se você pudesse ter apenas uma coisa, o que seria?” costuma ser uma boa pergunta inicial ao identificar o mais valioso. Se tudo é importante, nada é. —Patrick Lencioni

Validar a entrega de valor

Se você não for capaz de quantificar o sucesso ou provar a realização de valor, as chances de estar no caminho errado são bastante altas. Não se esqueça de que a única prova real, porém, é através do cliente. Tudo antes é apenas uma hipótese. A maioria das suposições de negócios está completamente errada. Eles ficam bem no papel, mas não se sustentam no mundo real. Cada ideia valiosa deve ser validada o mais rápido possível. Um lugar onde isso é feito no Scrum é a Revisão do Sprint. A mente é o laboratório onde os produtos, tanto falsos quanto genuínos, são fabricados. As pessoas cultivam ervas daninhas selvagens, outras cultivam flores florescentes! —Israelmore Ayivor

Métricas

É preciso fazer uma gestão baseada em evidências (EVIDENCE-BASED MANAGEMENT) e por isso precisamos de métricas para visualizar corretamente nosso produto.

Product Cost Ratio - Todas as despesas da organização que desenvolvem, sustentam, fornecem serviços, comercializam, vendem e administram o produto ou sistema. Existem duas maneiras de olhar para o custo:

  • O investimento no desenvolvimento de produtos - uma métrica leading que pode ser medida a cada Sprint. O maior custo aqui provavelmente são os salários da Equipe de Desenvolvimento. Quanto melhor você entender essa métrica, mais fácil será medir o retorno do investimento.
  • O custo de execução do produto na produção - uma métrica lagging que pode incluir tudo, desde o custo dos servidores de produção e treinamento de usuários até salários de usuários internos e equipe de suporte. Quanto melhor você entender essa métrica, mais fácil será medir seu custo total de propriedade.

Employee Satisfaction - Funcionários engajados que sabem como manter, sustentar e aprimorar os sistemas e produtos de software são um dos ativos mais importantes de uma organização. Autonomia, Domínio e Propósito são características motivadoras para os empregados.

Customer Satisfaction - Atender ou superar as expectativas do seu cliente. O objetivo do negócio é criar e manter um cliente. —Peter Drucker

Revenue per Employee - é uma medida da Receita total nos últimos doze meses (LTM) dividida pelo número atual de funcionários equivalentes em tempo integral.

Total defects - Mede software de qualidade cada vez mais baixa, levando a maiores recursos e orçamento para mantê-lo e perda potencial de clientes

Release Frequency - O tempo necessário para satisfazer o cliente com produtos novos e competitivos

Release Stabilizatiion - O impacto de práticas de desenvolvimento deficientes e design subjacente e base de código. A estabilização é um obstáculo à competição que cresce com o tempo.

Cycle Time - O tempo (incluindo estabilização) para satisfazer um conjunto-chave de clientes ou para responder a uma oportunidade de mercado de forma competitiva.

On-Product-Index - O tempo que os desenvolvedores têm para trabalhar exatamente em uma iniciativa, como um produto. Quanto mais os desenvolvedores alternam as tarefas entre trabalhos concorrentes, menos eles se comprometem e mais atrasos são introduzidos.

Installed Version Index - A distribuição de clientes nas versões instaladas em produção. A manutenção das versões anteriores tem um impacto negativo na capacidade de inovar.

Usage Index - Determina como um produto e seus recursos são difíceis de usar e se o excesso de software está sendo mantido, embora raramente seja usado

Innovation Rate - Crescimento do endividamento técnico causado por softwares mal projetados e desenvolvidos. O orçamento é consumido progressivamente à medida que o software antigo é mantido ativo.

Testes e Qualidade

Características de um Product Owner

Exemplo de descrição do trabalho do proprietário do produto: Procuramos uma pessoa visionária com excelente conhecimento de negócios e domínio. Em sua função, esperamos que você seja um líder decisivo, exibindo fortes habilidades de negociação com todas as partes interessadas e pessoas envolvidas. Sua paixão pelo produto e sua capacidade de ouvir o ajudam a lidar com mudanças e contratempos ocasionais.

O Product Owner é a pessoa responsável por um produto a qualquer momento

Mantenha os proprietários do produto no CRACK:

  • Colaborativo: Trabalhe em estreita colaboração com as equipes de desenvolvimento e as partes interessadas. Conheça-os. Distribua o número do seu celular. Peça-lhes que enviem mensagens de texto ou liguem a qualquer momento. Envolva-se durante a Sprint. Não espere até o final para fornecer feedback. Veja-se como parte da equipe.
  • Representante: Crie empatia com seus stakeholders e clientes. Seja a voz deles quando não estiverem por perto. Estabeleça e comunique uma visão de produto que reflita com precisão suas necessidades. Também represente o Time Scrum enfrentando a gestão que está aumentando a pressão para entregar.
  • Autorizado: Ter autonomia para tomar quaisquer decisões relacionadas ao produto em relação ao escopo, cronograma e orçamento. Faça a chamada final quando as partes interessadas não conseguirem chegar a um acordo, tendo confiança de que você pode ajustar seu caminho mais tarde, quando tiver mais informações.
  • Comprometido: A propriedade do produto é um trabalho de tempo integral. Fique comprometido com o produto, a equipe de desenvolvimento, as partes interessadas e a qualidade. Permaneça fiel à visão, ao valor, à validação (os três Vs) e ao processo empírico que é o Scrum. Não deixe que nada o desvie do caminho.
  • Bem informado: Conheça o seu domínio e nunca pare de aprender. Trabalhe em estreita colaboração com usuários e especialistas no assunto para preencher quaisquer lacunas em seu conhecimento. Fique por dentro das últimas tendências em tecnologia. Examine o mercado e a concorrência para se manter na frente.
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