Superlógica Onboard | Abílio Azevedo

Abílio Azevedo.

Superlógica Onboard

Cover Image for Superlógica Onboard
Abílio Azevedo
Abílio Azevedo

Na última semana, comecei a trabalhar empreender em uma nova empresa: O Grupo Superlógica, na verdade irei trabalhar no PJBank empresa que nasceu dentro do grupo.

A semana foi de reconhecimento e alinhamento, revisei vários conceitos e mindsets nos cursos de onboard disponibilizados na plataforma EAD. O nosso propósito é : “Transformar o mundo pelo empreendedorismo”

Aqui temos livros obrigatórios para leitura: Dobre os seus lucros – Bob Fifer Reinvente sua empresa – Jason Fried & David Heinemeir Hansson Satisfação Garantida – Tony Hsieh Startup Enxuta – Eric Ries (Já li, mas irei ler novamente) Na sexta tivemos uma Missa (reunião de evangelismo cultural) no time que estou atuando aonde foi mostrado a nova estrutura organizacional do time e feito um Esculacho (Colher Feedback de maneira aberta) sobre a proposta de leitura do livro Blitzscaling.

No final do dia da sexta tivemos outra missa, em uma live participativa, dessa vez com a presença de toda a empresa. Cujo tema foi Como nossa cultura precisa evoluir, foi discutido sobre as diferenças entre corporações e startups, os prós e contras.

Como se manter ágil com 500 funcionários?

Como não perder a essência que nos fez chegar até aqui?

Como ter processos e regras para estar compliance e não deixar de inovar?

Foram algumas perguntas debatidas na missa.

E durante o final de semana pensei em um modelo organizacional que fosse um ponto de equilíbrio entre Corporação e Startup.Baseado no livro Startup Enxuta aonde grandes corporações podem ter pequenas startups dentro de sua estrutura, pensei o modelo CORPUP.

Esse modelo visa juntar Corporação e Startup, aonde processos e operações consolidados incorporam níveis acima pra dentro da corporação e processos novos de discovery ficam por conta de squads independentes (StartUp Squads). Nesse sistema, uma boa idéia pode ser testada e desenvolvida, possibilitando novas verticais ou customizações das próprias verticais.

O que acharam do modelo? Deixe seu comentário!


Mais Histórias

Cover Image for Imersão React edição Next JS da Alura!

Imersão React edição Next JS da Alura!

Desenvolvemos um app de QUIZES em NEXT.JS.

Abílio Azevedo
Abílio Azevedo
Cover Image for Fintechs: Material UX e UI

Fintechs: Material UX e UI

Material de Benchmark de Fintechs Brasileiras

Abílio Azevedo
Abílio Azevedo

NewsLetter

Eu enviarei o conteúdo postado aqui no blog. Sem Spam =)