Organizações Exponenciais | Abílio Azevedo

Abílio Azevedo.

Organizações Exponenciais

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Abílio Azevedo
Abílio Azevedo

O Xadrez foi criado para tirar um rei da depressão (empreender) e como recompensa o Rei falou que ele podia pedir o que quisesse. Então o criador pediu grãos de arroz de forma exponencial por casa do tabuleiro de xadrez: 1 2 4 8… No final dava uma quantidade absurda 2^64=1,84^19 Ou seja o Rei iria perder seu reinado todo pra pagar. Empresas estão perdendo seu reinado da mesma forma.

Uma Organização Exponencial (ExO) é aquela cujo impacto(ou resultado) é desproporcionalmente grande - pelo menos dez vezes maior - comparado ao de seus pares, devido ao uso de novas técnicas organizacionais que alavancam as tecnologias aceleradas.

As empresas baseadas em tecnologia com crescimento exponencial, informação e dados conseguem acelerar muito seu crescimento quando comparados com empresas tradicionais.

Os exemplos mais notórios do conflito entre empresas tradicionais contra exponenciais são Uber x Taxi, AirBNB x Hoteis e as Fintechs X Bancos tradicionais.

O termo foi cunhado pela primeira vez na Singularity University - https://su.org/, uma universidade criada por Salim Ismail e Ray Kurzweil diretor de Inteligência Artificial do Google através de uma provocação de Larry Page, co-fundador do Google,  para fomentar empresas que realmente querem resolver problemas globais. 

"Agora eu uso um critério muito simples: Você está trabalhando em algo que pode mudar o mundo? Sim ou Não? A resposta para 99,9999% das pessoas é não. Eu acho que precisamos treinar as pessoas sobre como mudar o mundo. Obviamente, as tecnologias são o meio de fazer isso. É isso o que vimos no passado; é isso que está impulsionando toda a mudança" - Larry Page - Co-Fundador do Google

"Se as coisas estão sobre controle significa que você não está sendo rápido o suficiente" - Aaron Lee - Lider técnico YouTube

O que muda com isso?

Diferente da era linear que é baseada pela restrição, a era exponencial é marcada pela abundância, os dados são abundantes, os consumidores globais são abundantes, as novas tecnologias são abundantes e a digitalização injeta abundância ao consumo.

Bilhões de novos consumidores serão injetados no mundo(rising billion), a inteligencia artificial será abundante, impressão 3D será popularizada e as pessoas baixarão em sua casa o que desejam produzir, caso tenha curiosidade sugiro que veja esse portal de modelos 3D para impressão na sua casa - https://www.thingiverse.com/  

A aceleração é causada pelo que Salim Ismail chama de fluxo 6D.

  1. Digitalizado - As empresas digitalizam produtos, serviços e processos. Exemplo: a música saiu do LP para o K7 para o CD para o MP3 e virou stream digital 
  2. Dissimulado - O crescimento no inicio segue uma tendência linear. Exemplo: Aplicativos para stream de músicas surgem com convites para usuários como Spotify e Deezer
  3. Disruptivo - Quando supera o "joelho" da curva de crescimento causam disrupção no mercado. Exemplo: Spotify vira referencia global, itunes, gravadoras e rádios perdem poder.
  4. Desmaterializar - Por ser digital não fica mais preso em equipamentos mas quase onipresente. Exemplo: Acessamos o Spotify por App no celular, pelo site via browser ou via Google Home
  5. Desmonetizar - Sem equipamentos obrigatórios o custo cai drasticamente. Exemplo: Spotify atua com planos gratuitos com propaganda e planos pagos sem propaganda. Democratizar - Com custos baixos e onipresença bilhões de pessoas utilizam. Exemplo: Por ser digital o Spotify esta disponivel em 79 paises nos 5 continentes no mundo e o lançamento de um sucesso é disponibilizado imediatamente para milhões de pessoas sem necessidade de visitar lojas, comprar algo fisico, etc.

O comportamento do negócio/produto é muito mais acelerado do que no modelo linear.

Muitos dos fundamentos tradicionais de gestão não atendem mais a nova realidade das ExO por serem morosos e o comportamento exponencial injeta complexidade aos negócios tradicionais.

Um novo modelo de negócio exige uma nova abordagem de gestão e operação.

Modelos de previsão linear não funcionam em contextos de crescimento exponencial, vejam os exemplos abaixo.

"Por exemplo, como os telefones móveis(celulares) no início da década de 1.980 eram volumosos e geravam altas tarifas de utilização, a renomada empresa de consultoria McKinsey & Company aconselhou a AT&T a não entrar no negócio de telefonia móvel, prevendo que haveria menos de um milhão de telefones celulares em uso nos USA em 2.000. Na verdade em 2.000, haviam 100 milhões de telefones celulares. Mckinsey não só errou 99% em sua previsão, como a recomendação também resultou na perda por parte da AT&T de em sua previsão das maiores oportunidades de negócios dos tempos modernos... Em 2.009. mais uma grande empresa de pesquisa de mercado, a Gartner Group, previu que até 2.012 o Symbian seria o principal sistema operacional para dispositivos móveis, com uma participação de mercado de 39% e 203 milhões de unidades vendidas - uma posição de liderança que, segundo a prevsião da Gartner, a empresa manteria até 2.014. A Gartner  também previu no mesmo relatório que o Android teria uma participação de mercado de apenas 14,5%. Em 2.012 o Symbian foi encerrado..." - Livro Organizações Exponenciais  

Os planejamentos longos, previsões de longo prazo, sistemas métricos como BSC e tomadas de decisão lentos perderam sentido na era das organizações exponenciais e apesar deste livro empacotar conceitos importantes em acrônimos como 6D, SCALE e IDEAS, algo que pessoalmente não sou muito fã,  o conteúdo é relevante por tratar de modelo de negócios rápidos, acelerados e construção de plataformas digitais.

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