Abílio Azevedo.

O Evangelho na Vida

Cover Image for O Evangelho na Vida
Abílio Azevedo
Abílio Azevedo

1 CIDADE: O mundo em que vivemos Jeremias 29:4-14 O povo de Deus exilado na Babilônia deveria abençoar e viver na cidade que foi colocado. Devemos amar e servir o local em que vivemos, em vez de nos assemelharmos a ele ou nos alienarmos dele.

2 CORAÇÃO: Três modos de viver

  • Religião, hipocrisia.
  • Irreligião, ateu.
  • Evangelho, cristão real.
RELIGIÃO EVANGELHO
"Eu obedeço, por isso eu sou aceito." "Eu sou aceito, por isso eu obedeço".
Motivação é baseada no medo e na insegurança. A motivação é baseada na alegria e na gratidão
Eu obedecer a Deus, a fim de ter as coisas de Deus. Eu obedeço a Deus para ter mais de Deus - para me deleitar e ficar semelhante a Ele.
Quando as circunstâncias da minha vida dão errado, eu fico com raiva de Deus ou a mim, desde que eu acredito, como os amigos de Jó, que quem é bom merece uma vida confortável. Quando as circunstâncias da minha dão erradas, eu luto, mas eu sei que toda minha punição caiu sobre Jesus e que, enquanto Ele permitir, isto será para o meu crescimento, Ele vai exercer seu amor paterno dentro do meu julgamento.
Quando sou criticado, eu fico furioso ou arrasado porque é essencial para mim pensar que sou mesmo uma "boa pessoa". Qualquer ameaça a minha auto-imagem deve ser destruída a qualquer custo. Quando sou criticado, eu me esforço, mas não é essencial para mim pensar sobre mim. Minha identidade não está construída na minha performance, mas no amor de Deus por mim em Cristo.
Minha visão sobre mim mesmo balança entre dois polos. Se e quando eu estou vivendo de acordo com meus padrões, eu me sinto confiante, mas, então, me sinto inclinado a ser orgulho e antipático com as pessoas que falham. Se e quando não estou vivendo de acordo com meus padrões, me sinto humilde mas não confiante- eu me sinto como um fracasso. Minha visão sobre mim mesmo, em Cristo sou ao mesmo tempo pecador e perdido, ainda assim aceito. Eu sou tão ruim que Ele teve que morrer por mim, e tão amado que ele teve prazer em morrer por mim. Isto me leva a uma profunda humildade como também a uma profunda confiança.
Minha identidade e valor são baseados em como eu trabalho ou quão moral eu sou, então eu devo menosprezar aqueles que são preguiçosos ou imorais. E desdenho e me sinto superior aos outros. Minha identidade e valor estão centrados naquele que morreu por seus inimigos, incluindo a mim. Apenas por pura graça eu sou o que sou, então eu não posso menosprezar aqueles que acreditam ou praticam algo diferente. Eu não tenho uma necessidade interior de vencer com argumentos.
Já que eu olho para minha performance para ser aceitável espiritualmente, meu coração fabrica ídolos- talentos, recordes morais, disciplina pessoal, estatus social,etc. eu tenho que absolutamente tem eles, então, eles são minha principal esperança, sentido, felicidade, segurança e significância, ainda que eu diga que acredite em Deus. Eu tenho muitas coisas boas na vida- família, trabalho,etc...mas nenhuma destas boas coisas são principais para mim. Eu não tenho que as ter absolutamente, então há um limite para a ansiedade, amargura e desespero que pode atingir a minha vida quando elas são ameaçadas ou perdidas.
Minha vida de oração consiste numa grande petição e apenas se aquece quando estou em necessidade. Meu principal objetivo na oração é controlar as circunstancias. Minha vida de oração consiste em períodos de louvor e adoração. Meu principal proposito é a comunhão com Ele.

Lucas 18:9-14 - A parábola do fariseu e o publicano Fariseu, centrou sua oração nele próprio. Publicano, foi humilde e reconheceu seu pecado.

3 IDOLATRIA: O pecado por trás do pecado "A Bíblia não nos permite marginalizar a idolatria para a periferia da vida, ela é encontrada no palco principal"

1o mandamento - "Não terás outros deuses além de Mim" - Êxodo 20:3 Quando colocamos qualquer coisa a cima de Deus estamos fazendo idolatria. Então, a natureza do pecado vai de encontro com a idolatria. Quando cometemos qualquer pecado estamos quebrando o 1o mandamento.

"Filhinhos, guardai-vos dos ídolos". 1 João 5:21

Precisamos preencher nosso coração com as coisas do alto!

“O coração não é assim constituído, e a única maneira de despojá-lo de uma afeição antiga é pelo poder expulsivo de uma nova.” - Thomas Chalmers

4 COMUNIDADE: O contexto para a mudança

  1. O povo de Deus - aqueles que foram criados pela fé por meio do evangelho de Deus. Uma comunidade cristão é composta daqueles que se arrependeram, creram e têm uma experiência em comum do evangelho, que é uma mensagem de graça.

  2. O corpo de Cristo - aqueles que são membros uns dos outros na vida de Cristo Uma comunidade cristã, em segundo lugar, é composta de pessoas que deliberadamente compartilham a vida juntos.

  3. A comunhão do Espírito - aqueles que são membros uns dos outros na vida de Cristo Em terceiro lugar, uma comunidade cheia do Espírito é uma sociedade alternativa que exibe formas distintas de fazer tudo na vida.

Práticas para construirmos uma comunidade cristã: 1. Afirmar as qualidades, as habilidades e os dons uns dos outros Romanos 12:3-8 - Confirmem os dons uns dos outros

2. Afirmar a igual importância uns dos outros em Cristo 1 Pedro 5:5 - "Sejam todos humildes uns para com os outros..."

3. Afirmar uns aos outros por meio de afeição tangível Não devemos ser frios, ríspidos, secos, indiferentes e rudes uns con os outros. Mas do que isso, precisamos estar dispostos a realmente falar sobre nosso amor uns pelos outros.

4. Compartilhar o espaço, os bens e o tempo uns com os outros Romanos 12:10 - "Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal"

*5. Compartilhar as necessidades e os problemas uns dos outros * Gálatas 6.2 - "Levem os fardos pesados uns dos outros..."

6. Compartilhar as convicções, o modo de pensar e a espiritualidade uns dos outros. Colossenses 3:16 - "... ensinem e aconselhem-se uns aos outros..."

7. Servir uns aos outros por meio da prestação de contas Tiago 5:16 - "... confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros..."

8. Servir uns aos outros por meio do perdão e da reconciliação Mateus 5:23,24 18:15 - Restabeleçam relacionamentos destruídos uns com os outros.

9. Servir aos interesses uns dos outros, e não aos nossos. Paulo com ousadia ordena que sejamos douloi uns dos outros (Gl 5:13) - literalmente escravos.

5 TESTEMUNHO: Uma cidade alternativa

"O evangelho não se torna verdade pública para uma sociedade sendo propagado com uma teoria ou como uma cosmovisão e certamente não como uma religião. Ele somente pode se tornar uma verdade pública uma vez que seja vivido em uma sociedade (a igreja) que está tanto "habitando em" Cristo quanto envolvida na vida do mundo" - Lesslie Newbigin

"a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus." 2 Coríntios 5:19,20

6 TRABALHO: Cultivando o jardim

Antes da queda, o homem recebeu o trabalho de cuidar do jardim. Portanto, o trabalho faz parte do propósito de Deus para com o homem.

Cosmovisões:

Propósito Problema Solução
Campo religioso tradicional Bondade moral Falha moral Eu (esforço próprio)
Campo naturalista Sobrevivência Falta de adaptabilidade Eu (autoconhecimento)
Campo do antirrealismo Liberdade Opressão Eu (autolibertação)
Evangelho cristão Conhecer a Deus Pecado Cristo e a sua graça

Temos que usar nosso trabalho para glória de Deus. Não devemos acumular riquezas na terra mas sim no céu.

Sabbath é o dia separado para o descanso. Determine o que fazer com seu tempo:

  • Separe um tempo para o descanso contemplativo;
  • Separe um tempo para o descanso recreativo;
  • Tire um tempo para o descanso estético;
  • Tire um tempo de pura inatividade.

O fardo e o jugo de Jesus são leves! Nossa alma encontrará descanso nEle!

7 JUSTIÇA: Um povo para os outros

Devemos levar o shalom ao mundo: Prosperidade total em absolutamente todas as dimensões (física, relacional, social e espiritual). Precisamos particar a justiça" e "amar a misericórdia". Devemos estar envolvidos com o nosso próximo e com os pobres e os marginalizados.

8 ETERNIDADE: O mundo que virá

Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os exilados que eu deportei de Jerusalém para a Babilônia: Edificai casas e habitai nelas; plantai pomares e comei o seu fruto. Tomai esposas e gerai filhos e filhas, tomai esposas para vossos filhos e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; multiplicai-vos aí e não vos diminuais. Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz.

Jeremias 29:4-7

Hoje vivemos em cidades, assim como o povo viveu na Babilônia, que tem a cultura dominante pagã; Podemos ter algumas atitudes nessas cidades:

1 - Assimilar a cidade: Não resistir e adotar os valores e cosmovisão da cultura pagã;

2 - Refletir a cidade: Manter alguns aspectos cristãos mas adotar os aspectos principais da cultura local

3 - Desprezar a cidade: Reagir à cultura com superioridade e hostilidade

4 - Ignorar a cidade: Reagir com otimismo demais e achar que tudo está indo muito bem.

5 - Amar a cidade: Se envolver com a cultura dominante para revelar a singularidade dos valores do reino de Deus.

Deus começa a história em um jardim, mas ele a conclui em uma cidade restaurada! https://gospelinlife.com/

Gostou?

Mais posts

Cover Image for Padrões de design na nuvem

Padrões de design na nuvem

Explore os principais padrões de design de computação em nuvem que permitem que os desenvolvedores construam aplicativos escaláveis, resilientes e de alto desempenho. Este guia abrangente abrange 42 padrões comprovados, como Embaixador, Disjuntor, CQRS e Saga - destilados a partir das experiências de arquitetos de nuvem experientes. Aprenda a aproveitar essas poderosas técnicas de design para navegar pela complexidade da nuvem e entregar soluções inovadoras que atendam às necessidades em evolução do cenário digital de hoje.

Abílio Azevedo
Abílio Azevedo
Cover Image for Sistema P - Gestão de Tickets - Bugs

Sistema P - Gestão de Tickets - Bugs

Desbloqueie o poder da priorização para sua equipe Scrum com a estrutura do System P. Aprenda a avaliar e classificar eficientemente os itens do seu backlog de produto com base no valor de negócios, no risco e no esforço para entregar o máximo de impacto. Descubra os 5 níveis de prioridade - desde os problemas críticos P0 até os itens informativos P4 - e domine a arte da gestão inteligente do backlog. Otimize seu fluxo de trabalho Ágil e impulsione um maior sucesso com este guia sobre priorização eficaz do Scrum.

Abílio Azevedo
Abílio Azevedo

NewsLetter

Eu enviarei o conteúdo postado aqui no blog. Sem Spam =)