Intercâmbio França - Polytech Nice Sophia | Abílio Azevedo

Abílio Azevedo.

Intercâmbio França - Polytech Nice Sophia

Cover Image for Intercâmbio França - Polytech Nice Sophia
Abílio Azevedo
Abílio Azevedo

Bonjour mes amis (Olá meus amigos)!

Meu intercâmbio está quase terminando. Faltam 2 meses para as aulas terminarem.

Como vocês podem ver abaixo, temos muitas semanas de férias e alguns feriados, o que é bom para descansar e viajar um pouco, porém para o ritmo de estudo é ruim. Comparando a carga horária em relação ao brasil, digamos que aqui é menor e não podemos escolher quais matérias queremos fazer (eu posso por estar em intercâmbio).

  • Início das aulas 11 de Setembro de 2017
  • Toussaint 27/10 – 05/11 (Semana)
  • Noel 22/12 – 07/01 (Semana)
  • Ski 26/01 – 04/02 (Semana)
  • Hiver 02/03 – 11/03 (Semana)
  • Pont Pâques 02/04 (Segunda)
  • Printemps 20/04-29/04 (Semana)
  • Pont Mai 01/05 – (Terça)
  • Pont 08/05 – 10/05 – 11/05 (Terça, Quinta e Sexta)
  • Pont Mai 21/05 (Segunda)
  • Fim das aulas 8 de Junho de 2018

Lingua Francesa

Mesmo com o nível B2 inicial, não conseguia me comunicar muito bem no inicio. O inglês é muito pouco usado na minha universidade, então tive que melhorar meu francês para poder fazer apresentações de trabalhos e provas, que são mais discursivas e bem menos numéricas (matemática). Vou disponibilizar para vocês, um “resumo” de tudo que estudei até agora. É um guia para te ajudar a aprofundar seus conhecimento em Francês.

Resumo Francês

Cheguei tem quase 1 mês aqui na França para estudar na Polytech Nice Sophia (UNICE) e foram tantas coisas novas que possivelmente me esquecerei de citar algumas, então vamos lá:

1 – Primeira coisa que fiz foi fazer minha conta celular na operadora FREE, escolhi está por ter um preço bom e boa cobertura. 10 euros o chip mais 20 euros por mês pra ter ligações ilimitadas e internet ilimitada!

(Atualização) Consegui uma promoção de final de ano e agora estou pagando 1 euro por mês pelo mesmo plano da FREE. Tive que cancelar meu chip/plano antigo e criar uma nova conta/numero. Normalmente, aqui na França, para cancelar algum serviço é preciso enviar uma carta com o pedido de cancelamento, utilizei esse site para escrever e enviar essa carta, eles tem os padrões de varias empresas.

2 – Abri uma conta no banco, é bom pesquisar qual banco tem as menos taxas e mais vantagens, consegui uma conta na Société Generale com ZERO anuidade e taxas, e ainda ganhei 80 euros por ser estudante e minha universidade tem parceria com este banco.

(Atualização) Após alguns mês, recebi uma promoção do banco LCL, na qual eles me ofereciam 100 euros de cheque cadeau ao abrir uma nova conta. Mesmo já tendo uma conta no em outro banco, resolvi marcar um Rendez-vous para abrir outra conta. O gerente foi super gente boa, não falei nada sobre já ter outra conta na França e ele também não perguntou. Resumindo, tenho duas contas, dois cartões, “sem taxas” (o LCL a taxa de 8 centavos por mês), e ganhei 180 euros por abrir as duas contas.

3 – Documentos OFII, minha universidade que cuidou dessa parte, entreguei na universidade as cópias do passaporte com a data de chegada, cópia do comprovante de residência e o formulário dado pela embaixada francesa no Brasil.

(Atualização) A universidade pediu uma consulta com a médica da própria universidade, ou seja, de graça. A médica me deu um atestado de que estava tudo bem comigo e me disse que talvez eu precisasse fazer um exame para ver se eu tinha tuberculose, mas até hoje não foi preciso. No dia marcado para pegar o selo do OFII, ocorreu tudo muito rápido, só chegar no horário (um pouco antes), pegaram meus documentos e passaporte, colaram o selo e pronto. Confira seu SELO porque pode haver erros como um amigo meu veio o nome errado.

4 – Pagar a taxa de Sécurité Social, que é o seguro de saúde básico (225 euros por ano), paguei na própria universidade. Estou vendo a melhor opção pra fazer o seguro complementar (sécurité mutuelle).

(Atualização) Utilizei este site para fazer meu seguro.

5 – Além disso, me inscrevi para os esportes, por 45 euros ano, tenho direito a milhões de esportes de Ski a Stand UP. Estou fazendo natação e vôlei por serem perto da minha casa.

(Atualização) Esse primeiro semestre está sendo difícil, aulas e provas complicadas. A cultura francesa é algo peculiar, e eles parecem bem fechados, principalmente no ambiente de exatas. Porém, fazer esportes abriu minha mente e me deu a oportunidade de conhecer outros franceses, como os professores Erick e Nathalie, como vocês podem ver na foto, eles me acolheram muito bem.

6 – Fiz o pedido de ajuda moradia para CAF, órgão do governo que dá um auxílio moradia até para estrangeiros. Comecei o processo no site e depois entreguei os documentos em papel em uma agência deles.

(Atualização) Assim que você chegar, comece o processo com a CAF, porque demora a sair e eles olham o mês que você fez a demanda. Comecei meu contrato de moradia dia 1o de setembro e terminei minha demanda com a CAF final de setembro. Depois, tive que enviar outros documentos que foram solicitados, como o SELO do OFII. Depois de esperar 1 mês e meio recebi a resposta com a quantia da ajuda (174 euros) e descobri que eles não dão o auxilio no primeiro mês. Porém, meus amigos do Brasil, bolsistas como eu ganharam 221 euros. Entrei em contato com a CAF e consegui reajustar o valor do meu auxilio e ganhei o retroativo dos meses já passados (94 euros).

7 – Fiz minha carteirinha de transporte que paguei 5 euros por ela e agora pago 12 euros por mês pra me locomover em Sophia/Biot/Antibes/Valbonne. Além disso fiz uma carta jovem pro trem da SNCF aonde tenho até 50% de desconto nos trens da França. Agora, descobri que tem uma carta pra estudante que por 15 euros posso usar o TER (um trem menos confortável que se não tiver lugar você vai em pé) da minha casa até minha faculdade de graça! FANTÁSTICO! Uso todo final de semana para ir pra casa dos meus pais em Marseille.

(Atualização) Gente, trem de alta velocidade é uma coisa que deveríamos ter no Brasil, facilita muito a vida e aqui no sul da França, somos bem servidos com linhas de trem. Porém, eu não consegui pegar nenhum trem sem ter algum probleminha. Primeiro, dificilmente o trem chega no horário certo, sempre atrasa uns minutos pra sair ou pra chegar. Segundo, a GARE já fechou 2 vezes nesse semestre por problema de luz e por um atentado. Terceiro, as vezes trem transito nas linhas (mal planejamento). Quarto, no ultimo final de semana eles mudaram todos os horários e não recebi nenhum comunicado por email, nem notificação pelo APP! Absurdo! Tive que comprar o billet de um TGV. Mas tudo bem, além disso não tenho o que reclamar! Só pago 15 euros por ano para usar o serviço, que no Brasil, teria que ir de ônibus ou avião e me custaria uma fortuna.

8 – Tive que fazer um contrato com a EDF, distribuidora de energia aqui da França. Paguei 20 euros de taxas iniciais e pago 22 euros por mês fixo pela energia, no fim do contrato pagarei ou ganharei a diferença do meu consumo.

(Atualização) Conversando na universidade com um servidor que cuida da administração/secretaria/tudo o deus resolvedor de problemas Ali, descobri que poderia me mudar para residência do CROUS, que é bem mais barata, entorno de 370 euros e estou/estava pagando 590 euros. Então, a partir de janeiro irei morar em uma residência do CROUS, que é um pouco mais longe, terei que pegar ônibus, mas a economia compensa. Ainda não entra na minha cabeça que eu pagava 5904=2360 reais por um estúdio e que no Brasil dava pra morar em um apartamento de frente pro mar kkkkkk. Mas agora vou pagar 370 euros e com a ajuda da CAF de 221 euros, pagarei 149 euros = 596 reais, bem melhor! (tenho que parar de converter moedas…)*

Aulas

Bom a primeira semana foi aquele baque, mas pensei que seria pior, consegui entender algumas coisas. Entretanto, conheci um professor que falar em uma velocidade supersônica, não tinha como acompanhá-lo, hoje já consigo entende-lo melhor! Tenho aulas todos os dias da semana, totalizando umas 25 horas semanais com as matérias:

  1. Grupo Eletrônica (Eletrocnique):
  • Componentes Ativos (Composants Actifs);
  • Introdução à Microeletrônica (Introduction Microelectronique);
  • Eletrônica RF e NL (Electronique RF et NL);
  • VHDL.
  1. Grupo SHESL:
  • Francês;
  • Inglês;
  • Gestão de Empresas (Gestion d’entreprise)
  • Jogo de Empresa (Jeu d’entreprise) 3 - Grupo Informática (Informatique):
  • Programação Orientada ao Objeto C++ (Programmation objet – C++) 4 - Grupo Sinal e Sistemas (Signaux et Systèmes):
  • Filtragem Digital (Filtrage Numérique)
  • Tratamento Analógico de Sinal (Traitement Analogique du Signal)
  • Transmissões (Transmissions)

(Atualização) A metodologia aqui é bem diferente, não temos um horário fixo, com as mesmas aulas, os mesmos dias, ou seja, todo dia da semana temos aulas diferentes, com algumas excessões. Na minha opinião, isso não é legal, porque, mesmo tornando mais dinâmico o dia-a-dia, fica difícil de se planejar pra aulas e ter que ficar toda hora olhando o site com o horário sendo atualizado toda hora é ruim.

(Atualização2) As provas em francês tem sido bastante difíceis, não só pra nós estrangeiros, mas até para os próprios franceses e estamos a maioria na corda bamba da média (mas vida que segue!). As provas aqui valem 20 e a média é 10 e além disto as matérias são distribuídas em grupos por temas e no final você precisa da média aritmética de cada grupo maior ou igual à 10. Você deve estar pensando, nossa a média já é 50% e uma matéria compensa a outra, então é fácil demais. Meu pequeno gafanhoto, quanto mais fácil o sistema for, mais os professores vão pegar pesado para compensar. Então, você vai ter que descrever o comportamento fisico detalhado do funcionamento de um transistor no nível dos elétrons em francês, ai você vai chorar e querer voltar pro Brasil, você vai levantar a cabeça e estudar mais.


Mais Histórias

Cover Image for Imersão React edição Next JS da Alura!

Imersão React edição Next JS da Alura!

Desenvolvemos um app de QUIZES em NEXT.JS.

Abílio Azevedo
Abílio Azevedo
Cover Image for Fintechs: Material UX e UI

Fintechs: Material UX e UI

Material de Benchmark de Fintechs Brasileiras

Abílio Azevedo
Abílio Azevedo

NewsLetter

Eu enviarei o conteúdo postado aqui no blog. Sem Spam =)