Fast MBA Lead - Liderança e Gestão de Pessoas
Seja um CHEFE (FIRME) e LIDER (INSPIRAR)
- Lider Carismático.
- Lider está focado em um futuro maior que eles.
- Lider fornece novas oportunidades.
- Chefe competente capta e gerencia o time (PESSOAS)
- Chefe competente garante os processos com qualidade e mantem o nível entre os integrantes do time (PROCESSOS)
- Chefe competente usa a tecnologia para gerar, entregar e captura valor (TECNOLOGIA)
Formação de Times (Team Building)
- Ciclo quando alguém entra no time:
- Formar a pessoa (Onboard)
- Tempestade Atritos
- Conformidade
- Desempenho
Contratação
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80% do turnover (demissão) é por conta de contratação errada (Harvard Business Review)
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Para contratar é preciso ter:
- Visão clara - Se você não sabe o que você quer, qualquer coisa vai estar boa.
- Demanda clara - “A equipe nunca é suficiente”, veja o benefício que vai trazer para a empresa.
- Função clara - Profissional de alta performance é motivado por desafios claros.
- Processo de trabalho claro - Não contrate alguém para fazer algo que você não fez ainda.
- Objectivos claros - OKRs e KPIs para monitorar os objetivos da pessoa.
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Como atrair vencedores Criar uma imagem positiva da empresa e sua.
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A persona do candidato Job description, com características que você busca. Isso facilita a análise dos C.V.s
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Marketing da Vaga Case de uma boa divulgação
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Relacionamento com candidatos Mesmo sem precisar de contratar mantenha contato com possíveis candidatos
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__A cultura organizacional __
- A empresa é feita por pessoas com valores.
- Trazer profissionais que tem match com a cultura da sua empresa.
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O responsável por disseminar a cultura
- A tropa é o espelho do capitão.
- O líder que dissemina a cultura pelo exemplo
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Os candidatos aderentes a cultura
- Faça perguntas para entender o dia-a-dia da pessoa;
- Me diz um caso que você acha que foi mal interpretado? Para entender com a pessoa lida com discordância.
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O conceito de competência
- CHA -> Conhecimento Habilidade e Atitude
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A senioridade dos profissionais
- Junior, Pleno e Sênior tenha em mente o nível que você está buscando
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A entrevista - O assessment do candidato
- Venda a empresa
- Esclareça dúvidas do C.V.
- Simule situações do dia a dia. Faça perguntas abertas para entender o raciocínio lógico.
Integrando
- Onboard - Agenda definida sobre o que é preciso estudar e aprender antes de começar a trabalhar;
- Conflitos e adaptação.
- Playbook - Manual de instruções de trabalho - WIKI…
- Feedback - Alinhar os critérios e avaliar o que foi entregue baseado em evidências.
- Formação do espirito de equipe - Happy hour, War Room, Desafio Conjunto com pessoas diversas.
Desenvolvendo
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Liderança Situacional:
- Estilos de liderança:
- Coach: Foca em desenvolver a equipe, ajuda o time a encontrar as próprias respostas.
- GROW -> Goals, Reality, Options, What to do
- Participativo: Usa da participação do time para chegar em consensos. Usar quando a equipe é mais sênior.
- Diretivo: Aponta a direção, não dá o caminho. Usar mais em equipes sênior.
- Visionário: Inspirar a equipe mostrando a visão. Tomar cuidado para não fugir muito a visão da execução da equipe.
- Modelador: Ajuda o time a executar a tarefa de forma rápida com critérios já modelados. Usar para equipes mais juniors.
- Autoritário: Ajuda o time a cumprir imediatamente o que é esperado com o padrão de qualidade do líder. Acredita que a obediencia é a solução em situações de emergência, sala de guerra…
- Afetivo: Tem foco em pessoas, acredita que o bem estar da equipe é sua principal responsabilidades. Promove ações que melhoram o ambiente de trabalho. Mas tem que tomar cuidado para não esquecer das entregas.
- Laissez-faire: Deixa acontecer, deixa ficar do jeito que está… Lider desmotivado
- Coach: Foca em desenvolver a equipe, ajuda o time a encontrar as próprias respostas.
- Estilos de liderança:
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Feedbacks
- Feedbacks pontuais: no dia a dia identificar atitudes que devem ser elogiadas em publico e que devem ser corrigidas no particular.
- Feedback estruturados: Listar competências e habilidades que serão avaliadas e dê notas.
- Reações: Negação, Revolta, Indiferença, Racionalização, Aceitação
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Analise comportamental
- Planejamento estratégico da carreira:
- Visão / Ambição: Que tipo de vida você quer criar para si mesmo;
- Missão / Papel: O que você faz agora para alcançar a visão/ambição;
- Planejamento Estratégico / Objetivos: Check points, degraus para avançar. Meta SMART
- DISC: Mapea sua personalidade
- Dominante: Objetivo, orientado ao resultado, pioneiros, rápidos, gostam das coisas de sua forma.
- Influente: Foco em pessoas, orientado a comunicação e relacionamento.
- Estável: Foco em harmonização, persistente, ponderação. Senso de justiça.
- Cauteloso: Foco em fatos concretos, lógicos, realizar com precisão, processos, observador.
- Motivos sociais (RAP): Motivação Realização, Afiliação e Poder. As pessoas tem demandas diferentes para cada item.
- Um líder que tem a motivação de realização pode sufocar muito a equipe, uma dica é compensar essa demanda em outras áreas da vida para que no trabalho não precise tanto abastecer esse motivo social.
- Personalidade https://www.16personalities.com/br
- Planejamento estratégico da carreira:
Gerenciando
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Métricas
- KPIs - Indicadores de desempenho, traçar metas, monitorar desempenho, tomar ações corretivas ou de melhoria.
- Balanced Scorecard
- OKRs - Abordagem simples para criar alinhamento e engajamento em torno de metas mensuráveis
- Eu vou fazer (OBJETIVO) e será mensurado por (RESULTADOS CHAVES)
- Alinhamento mais horizontal e bottom-up e top-down. Não está ligado a remuneração.
- Moonshot vs Roofshot
- Moonshot = Stretch Goals, parecem impossíveis, 60-70% é sucesso;
- Roofshot = Metas Difíceis, mas realizáveis. 100% é sucesso;
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Delegação e gerenciamento de tarefas
- Matriz de Eisenhower
- Como delegar de forma clara: Método 5W2H
- Garanta que está claro o que deve ser feito (WHAT)
- Garanta que está claro o porque deve ser feito (WHY)
- Garanta que está delegando pra quem tem competência para realizar a tarefa (WHO)
- Garanta que está claro o quando deve ser entregue (WHEN)
- Garanta que está claro onde deve ser a entrega (WHERE)
- Garanta que está claro como deve ser a entrega (HOW)
- Garanta que está claro o resultado esperado da entrega (HOW MUCH)
- Acompanhar as tarefas delegadas para cobrar o andamento
- Reunião Semanal pra acompanhar as métricas
- Reunião de Resultado (trimestral, semestral ou anual), apresentação das iniciativas, reforça a cultura
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A gestão de processos - Metodologias: PMBOK, SCRUM… Adote e adapte. Melhoria contínua
- Os desenhos dos processos
- Documentação para que todos saberem como as coisas funcionam e ajudam a melhora-los. (PLAYBOOK)
- Automação de processos
- Uso de software para automatizar processo… disparo de emails, envio de NF…
- Melhoria contínua
- “Se só medir adiantasse, eu comprava uma balança e emagrecia.”
- PDCA - Plan, Do, Check, Act…
- Matriz RACI - Definição de responsabilidades
- Os desenhos dos processos
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Gestão da motivação da equipe: Desafio certo, acompanhamento certo, autonomia, ambiente adequado, carreira e salário
- Escolhemos profissionais alinhados (Seleção)
- Fizemos um processo de integração legal (Onboard)
- Demos retorno das tarefas realizadas e pontos de melhoria (Feedback)
- Como líder estamos buscando melhorar a relação com os liderados
- Nos preocupamos com o perfil comportamental dos liderados
- Deixamos claros os objetivos do time e individuais
- Temos rituais claros para gerir com processos bem organizados e com os responsáveis.
Promovendo ou demitindo
- Quando promover (ou não) um profissional?
- Quando o profissional estiver pronto para a próxima função e não quando ele estiver mandando bem na função atual
- Quando os resultados forem visíveis e consistentes
- Buscar a oportunidade para promover o profissional nem sempre é fácil.
- Por que promover um profissional
- Um bom líder forma sucessores
- Um bom líder é descartável
- Promover a evolução da equipe
- Critérios de promoção
- Montar um sistema objectivo e claro. EX: Vendedor I bateu a meta por 3 meses vira Vendedor II com nova meta…
- A hora da demissão
- Jogo limpo: Se esforçar para resolver antes. Levar a pessoa a entender os motivos antes e não ser uma surpresa.