Dobre seus lucros | Abílio Azevedo

Abílio Azevedo.

Dobre seus lucros

Cover Image for Dobre seus lucros
Abílio Azevedo
Abílio Azevedo

Por que? Esse livro nos apresenta a cultura de resultados nos mostrando o impacto de criar uma cultura meritocrática, com o foco em ser o melhor fugindo da mediocridade e com o viés ao lucro que é a melhor métrica de resultados.

É o livro mais polêmico de todos os que temos mas com o resultado mais tangível e rápido de ser aplicado. É o livro de cabeceira de um dos fundadores da Ambev e essa obra nos ensinará a não nos contentarmos com média e que a métrica de medida é o lucro. O melhor lucra mais, simples assim. Os recursos são finitos e precisam ser otimizados ao máximo. Ele nos foca a sermos enxutos, gerir bem os custos, negociar duramente com fornecedores e valorizar a meritocracia.

Trecho do livro

Toda organização deve ter um objetivo claro, único e predominante. Certas empresas dão a esse objetivo o nome de "missão". O problema é que em 90% dos casos o enunciado dessa missão ou desse objetivo não é suficientemente claro.

Em 40% dos casos, o enunciado falha por ser apenas um conjunto de banalidades e palavras bem sonantes, como: "Nossa missão é oferecer produtos superiores aos nossos clientes, estimulando as melhores qualidades de nossos funcionários e agindo como uma empresa responsável no tocante ao meio ambiente e às comunidades que operamos.'

Os restantes 50% trazem um conteúdo mais significativo, mas falham porque esse conteúdo não é dirigido ao objetivo correto. Essas declarações de objetivo ou missão afirmam que a finalidade primordial da organização é servir a tais e tais mercados, oferecendo tais e tais  produtos e serviços e/ou utilizando tais e tais tecnologias.

O problema é que esses mercados, produtos e tecnologias são, todos eles, simples meios para um fim, e não fins em si mesmos.

O fim, o objetivo que orienta qualquer companhia, deve ser simplesmente isto: tornar-se o melhor. Nada motiva tanto os funcionários, nada os entusiasma tanto e produz tão bons resultados quanto dizer a cada membro da organização que nós, como empresa, e cada um de nós, como indivíduos, seremos os melhores - e nada menos que os melhores.

“Nenhuma empresa até hoje ganhou um tostão com previsões” - Temos que ser intuitivos nas nossas tomas de decisão. Ele quis dizer que tem empresas gastando muito tempo com pesquisas, que tentam prever o futuro, para estarem mais confiantes da suas decisões. Porém, seria muito mais eficiente usar da intuição para tomar as decisões, já que o tempo e dinheiro gastos, não compensam o pouco aumento de certeza com previsões.

Por que o excesso de processos atrapalha a lucratividade ? Porque o excesso de processos gera prejuízos, gasta-se tempo para executado enquanto poderíamos simplificar, inovar, sermos mais eficientes por fim ser mais lucrativos. O livro fala que é preciso agir na intuição, sem muitos processos e relatórios, resumiria em sermos eficientes: Qual o menor caminho para chegar a solução com a qualidade desejada.

Ser o melhor significa três coisas :

1. Nunca nos satisfaremos com a média do ramo. Estaremos sempre dando o melhor de nós mesmos...isto, por sinal, não significa "trabalhar horas extras"...

2.  Nossa empresa será uma meritocracia. Isto significa que as recompensas - em termos financeiros, psicológicos e de carreira - serão distribuídas à base de desempenho e não de antiguidade, "simpatia" ou qualquer outra coisa...

3. Nos estabelecemos para lucrar. De fato, nos estabelecemos para ganhar o máximo possível. O lucro é a forma mais precisa e completa de determinar se somos realmente os melhores...

Case Ambev - Como construir a melhor empresa - Marcel Telles (Co-Fundador) O limite de um empreendedor é aonde o sonho dele - Insatisfação Permanente. Estimular a equipe! Ser a melhor em um mundo melhor. Na vida as vezes passa um cavalo selado e você tem que estar pronto para montar nele.

Gostou?

Mais Histórias

Cover Image for Imersão React edição Next JS da Alura!

Imersão React edição Next JS da Alura!

Desenvolvemos um app de QUIZES em NEXT.JS.

Abílio Azevedo
Abílio Azevedo
Cover Image for Fintechs: Material UX e UI

Fintechs: Material UX e UI

Material de Benchmark de Fintechs

Abílio Azevedo
Abílio Azevedo

NewsLetter

Eu enviarei o conteúdo postado aqui no blog. Sem Spam =)