Avalie o que importa | Abílio Azevedo

Abílio Azevedo.

Avalie o que importa

Cover Image for Avalie o que importa
Abílio Azevedo
Abílio Azevedo

"Ideias são fáceis. Execução é tudo"

OKRs. Sigla para Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados-Chave, em português).

Um OBJETIVO, expliquei, é simplesmente O QUE deve ser alcançado. Os RESULTADOS-CHAVE (KR) estabelecem e monitoram COMO chegamos ao objetivo. Os OKRs expõem os principais objetivos que você tem. Eles canalizam esforços e coordenação.

“Metas podem causar problemas sistemáticos nas organizações devido ao foco reduzido, comportamento antiético, maior risco, menor cooperação e menor motivação.”

O lado obscuro do estabelecimento de metas poderia anular quaisquer benefícios. Esse era o argumento deles.

Em 1968, ano em que a Intel foi fundada, um professor de psicologia da Universidade de Maryland lançou uma teoria que certamente influenciou Andy Grove. Primeiro, disse Edwin Locke, “metas difíceis” impulsionam o desempenho de forma mais eficaz do que metas fáceis. Segundo, metas específicas e difíceis “produzem um nível mais alto de resultado” do que as vagamente formuladas. Entre os experimentos no campo, 90% confirmam que a produtividade é aprimorada por metas desafiadoras e bem definidas. Grupos de trabalho mais engajados geram mais lucro e menos atrito. De acordo com a Deloitte, a firma de consultoria em gestão e liderança, as questões de “retenção e engajamento subiram para o segundo lugar na mente dos líderes empresariais, perdendo apenas para o desafio da construção de uma liderança global”.

Em pequenas startups, nas quais as pessoas precisam remar na mesma direção, os OKRs são uma ferramenta de sobrevivência. No setor de tecnologia, em particular, as empresas jovens precisam crescer rapidamente para conseguir financiamento antes que seus capitais se esgotem.

Muitas empresas têm uma “regra de sete”, limitando os gerentes a um máximo de sete subordinados diretos. Em alguns casos, o Google mudou a regra para um mínimo de sete. Quando Jonathan Rosenberg liderou a equipe de produtos do Google, ele tinha até 20. Quanto maior a proporção de subordinados, mais plano é o organograma. Isso significa menos supervisão de cima para baixo, maior autonomia na linha de frente e solo mais fértil para o próximo avanço. Os OKRs ajudam a tornar todas essas coisas boas possíveis.

Em seguida, apresento os quatro “superpoderes” dos OKRs: foco, alinhamento, acompanhamento e esforço.

As falhas das avaliações anuais de desempenho trouxeram à tona uma alternativa robusta: o gerenciamento contínuo do desempenho. Vou apresentar o irmão mais novo dos OKRs, o CFR (Conversa, Feedback, Reconhecimento) e mostrar como os OKRs e CFRs podem se unir para elevar líderes, colaboradores e organizações a um nível totalmente novo.

OKR vs KPIs

  • KR não são iniciativas - Metodologia dos 5 Por quês para criar os KR.
  • KPI são indicadores de performance. Ao fazer uma viagem o seu objetivo é chegar ao destino final, com um GPS você tem os KRs (colocamos esforço) ao seguir as placas corretamente, o painel do carro mostram indicados de velocidade, de temperatura do motor… que são os KPIs (indicadores que não estão em foco para seu objetivo).

A diferença entre leading indicators e lagging indicators

  • Leading indicators - Indicam o que só depende da gente. - Iniciativas
  • Lagging indicators - Indicam resultados de ações do passado. - Resultados (devemos usar esses indicadores);

Cerimonias

  • Abertura de Ciclo - Desdobramento dos ORKs
  • Check-in - Atualização/Apuração dos KRs
  • Fechamento de Ciclo - Apuração final e apresentação.

As metas não devem ser remuneradas para não estragarmos o crescimento do time todo. “Diga-me como medes e te direi como me comportarei”

Quando não se sabe aonde está indo, talvez não se consiga chegar a lugar algum. — Yogi Berra

Perguntei aos fundadores do Google, o tamanho potencial da idéia deles: “Qual seria o tamanho disso na sua opinião?” Eu já havia feito meu próprio cálculo: se tudo desse certo, o Google poderia alcançar um valor de mercado de US$1 bilhão. Mas queria avaliar os sonhos deles. E Larry respondeu: “Dez bilhões de dólares.” Só para me certificar, perguntei: “Você quer dizer o valor de mercado, certo?” Larry respondeu: “Não, eu não quero dizer o valor de mercado. Eu quero dizer receita.”

Há tantas pessoas que trabalham tanto e conseguem tão pouco. — Andy Grove

Gostou?

Mais Histórias

Cover Image for Imersão React edição Next JS da Alura!

Imersão React edição Next JS da Alura!

Desenvolvemos um app de QUIZES em NEXT.JS.

Abílio Azevedo
Abílio Azevedo
Cover Image for Fintechs: Material UX e UI

Fintechs: Material UX e UI

Material de Benchmark de Fintechs

Abílio Azevedo
Abílio Azevedo

NewsLetter

Eu enviarei o conteúdo postado aqui no blog. Sem Spam =)