Aprender a jogar o jogo a longo prazo | Abílio Azevedo

Abílio Azevedo.

Aprender a jogar o jogo a longo prazo

Cover Image for Aprender a jogar o jogo a longo prazo
Abílio Azevedo
Abílio Azevedo

Sempre fui da linha de aprender fazendo, ou seja, tenho algo pra fazer e busco os meios de desenvolver aquilo. Foi assim quando quis desenvolver meu primeiro app mobile e aprendi a desenvolver para IOS. Depois precisei desenvolver apps IOS e Android e aprendi React Native. Ou seja, sempre fui objetivo e orientado ao resultado e o aprendizado nunca foi o fim e sim o meio para atingir meus objetivos.

Antes buscava logo colocar a mão na massa e resolver o problema, acabava sendo um eXtreme Go Horse (XGH), fazia sem pensar muito, só para resolver o problema. Lógico que depois via que existiam formas melhores de resolver aquele problema.

Hoje, um pouco mais maduro, busco entender melhor o problema, entender realmente as dores, entender a tecnologia e entrar em algumas camadas de abstração para entender as regras do jogo antes de jogá-lo.

Acredito em um meio termo entre aprender fazendo e aprender pra fazer, e buscar entender como as coisas funcionam em um nível aceitável. Para mim, ser ágil não é resolver os problemas de forma rápida mas sim de forma consistente, evitando débitos técnicos, entregando real valor com incrementos progressivos. Aqui está o desafio, descobrir o nível entre “time to market” (entrega), qualidade, retrabalho, validação, ritmo.

É preciso lembrar que estamos em uma maratona e no scrum temos tiros de 100m rasos (sprints), por isso é importante fazer bons tiros mas sempre pensando na "troca de bastão" com seu eu futuro. Entregar é importante mas aprender a jogar o jogo a longo prazo para sempre entregar melhor também!

#dev #ágil #scrum #emprendedorismo


Mais Histórias

Cover Image for Imersão React edição Next JS da Alura!

Imersão React edição Next JS da Alura!

Desenvolvemos um app de QUIZES em NEXT.JS.

Abílio Azevedo
Abílio Azevedo
Cover Image for Fintechs: Material UX e UI

Fintechs: Material UX e UI

Material de Benchmark de Fintechs Brasileiras

Abílio Azevedo
Abílio Azevedo

NewsLetter

Eu enviarei o conteúdo postado aqui no blog. Sem Spam =)