Aprender a jogar o jogo a longo prazo
Sempre fui da linha de aprender fazendo, ou seja, tenho algo pra fazer e busco os meios de desenvolver aquilo. Foi assim quando quis desenvolver meu primeiro app mobile e aprendi a desenvolver para IOS. Depois precisei desenvolver apps IOS e Android e aprendi React Native. Ou seja, sempre fui objetivo e orientado ao resultado e o aprendizado nunca foi o fim e sim o meio para atingir meus objetivos.
Antes buscava logo colocar a mão na massa e resolver o problema, acabava sendo um eXtreme Go Horse (XGH), fazia sem pensar muito, só para resolver o problema. Lógico que depois via que existiam formas melhores de resolver aquele problema.
Hoje, um pouco mais maduro, busco entender melhor o problema, entender realmente as dores, entender a tecnologia e entrar em algumas camadas de abstração para entender as regras do jogo antes de jogá-lo.
Acredito em um meio termo entre aprender fazendo e aprender pra fazer, e buscar entender como as coisas funcionam em um nível aceitável. Para mim, ser ágil não é resolver os problemas de forma rápida mas sim de forma consistente, evitando débitos técnicos, entregando real valor com incrementos progressivos. Aqui está o desafio, descobrir o nível entre “time to market” (entrega), qualidade, retrabalho, validação, ritmo.
É preciso lembrar que estamos em uma maratona e no scrum temos tiros de 100m rasos (sprints), por isso é importante fazer bons tiros mas sempre pensando na "troca de bastão" com seu eu futuro. Entregar é importante mas aprender a jogar o jogo a longo prazo para sempre entregar melhor também!
#dev #ágil #scrum #emprendedorismo