Abílio Azevedo.

A Tríade do Tempo

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Abílio Azevedo
Abílio Azevedo

Por que você precisa saber a sua composição da Tríade do Tempo?

É simples, mas crucial! Isso serve para você exercitar o seu modelo mental e para desenvolver um novo modelo de produtividade. Isso o ajuda a tornar consciente o processo de gestão do seu tempo. Bem como a querer mudar seus atuais padrões de tempo. Imagine você tomando o controle do seu tempo de forma a reduzir a correria do dia a dia. As metas sendo cumpridas. Os sonhos realizados.

Metodologia da tríade contem 5 fases ☆

O Símbolo de uma Estrela representa:

1 - Sucesso

2 - Direção

3 - Homem na sua totalidade

As 5 fases são:

1 - Identidade - Quem sou eu realmente

“Como seres humanos, nossa grandeza não está tanto em sermos capazes de refazer o mundo… mas em sermos capazes de refazer a nós mesmos.” MAHATMA GANDHI O filme Gladiador, de Ridley Scott, tem uma frase emblemática que resume o conceito de identidade. Antes de uma batalha decisiva, o General Maximus, vivido pelo ator Russell Crowe, disse aos seus guerreiros: “O que fazemos em vida ecoa pela eternidade.” “Para ganhar uma guerra é preciso conhecer bem o inimigo. Para não perder uma guerra é preciso conhecer-se bem.” SUN TZU

2 - Metas

“Na vida não existem soluções. Existem forças em marcha: deve-se criá-las e as soluções se seguirão.” - SAINT-EXUPÉRY “Mesmo se estiver no caminho certo, será atropelado se simplesmente ficar parado sem saber aonde ir.” WILL ROGERS “Ache primeiro seu objetivo. Depois você encontrará o rumo.” - A forma correta de escrever suas metas Escrever uma meta é, na verdade, o processo de tornar consciente um determinado sonho ou desejo que acalentamos. Se elas não forem definidas corretamente, só servirão para enfeitar seu quadro de promessas de ano-novo. Existem algumas técnicas recomendadas para se escrever uma meta de forma concreta. O modelo adotado nesta metodologia é o do acróstico SMART (esperto em inglês), desenvolvido por Peter Drucker. Uma meta deve atender aos quatros princípios básicos apresentados anteriormente e estar escrita na forma SMART, que significa: eSpecífica – O quê?   Mensurável – Quanto?    Alcançável – Como?    Relevante – Por quê?    Temporal – Quando?

3 - Planejamento

“Você tem de refletir sobre as grandes coisas enquanto está fazendo as pequenas coisas, para que todas as pequenas coisas sigam na direção certa.” ALVIN TOFFLER Planejar é uma atividade fundamental da esfera da importância. Através do planejamento, conseguimos ganhar tempo e atuar de forma proativa. Sempre que planejamos, estamos reduzindo as urgências e evitando as circunstâncias. Quanto mais planejar, mais tempo você terá. O planejamento é uma das características encontradas nas pessoas bem-sucedidas nos negócios. Os empresários de sucesso têm metas e um plano para alcançá-las. Ter uma meta e desprezar o planejamento seria o mesmo que tentar fazer um bolo especial de nozes sem seguir uma receita. A não ser que você seja um excelente confeiteiro, o resultado final pode ser tudo, menos o bolo de nozes. O mundo está repleto de pessoas de sucesso que sabem planejar.

Na definição do PMBOK, um documento do Project Management Institute (PMI), que visa a melhores práticas, padrões e referências para gestão de projetos, um projeto é “um empreendimento temporário com objetivo de criar um produto ou serviço único”. Nesta metodologia, a definição adotada é a seguinte: “O projeto é o conjunto de duas ou mais ações e recursos necessários para concluir uma tarefa não rotineira com prazo e escopo definidos.” Nosso conceito para projetos será uma ferramenta para conseguir executar melhor suas atividades de longa duração. 

4 - Organização

“Não se agonie. Organize-se.” FLORYNCE KENNEDY De acordo com pesquisas de mercado, a maioria das empresas de médio e grande portes está adotando soluções para gestão do conhecimento. Algumas dessas soluções passam pelo desenvolvimento de portais corporativos e de práticas gerenciais que favorecem o ambiente da gestão do conhecimento.

5 - Execução

“É melhor correr o risco de perder tudo do que viver na penumbra da mediocridade, com os que nunca arriscam nada.” BENJAMIN FRANKLIN Agora que você definiu as coisas importantes da sua vida, escreveu objetivos claros e relevantes, iniciou seu processo de planejamento e organizou seu ambiente, é hora de colocar tudo isso em prática nas suas ações diárias. Sem uma boa execução; de nada adiantarão seus planos e objetivos, mas sem as fases anteriores a execução se perde na montanha de urgências e circunstâncias.

  • A primeira ação do dia: priorização diária

Seu dia de trabalho, sua execução, é composta de três elementos: 1.   Tarefas – atividades que devem ser feitas no dia mas não têm hora certa para começar nem para terminar. Tarefas precisam ter duração, ou seja, a previsão de quanto tempo elas demoram para ser feitas. 2.   Compromissos (reuniões) – atividades que têm hora certa para começar e para terminar, como por exemplo uma reunião com a equipe, visita a um médico, etc. 3.   Conhecimento – é toda a informação, é um produto que você gera a partir de uma tarefa ou de uma reunião (suas anotações, seus e-mails, seus relatórios, etc).

Uma pesquisa de 2009, realizada pela Universidade de Stanford, na qual os pesquisadores estavam procurando descobrir o segredo da multitarefa perfeita, acabou chegando à conclusão, depois de muitos testes e estudos, de que existe uma total incompetência na execução simultânea de múltiplas tarefas, ou seja, “multitarefar” não funciona! O estudo, que foi publicado na Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, conclui que “multitarefeiros” têm dificuldades em focar e não são capazes de ignorar informações irrelevantes, ou seja, perdem tempo!  image

A delegação de qualquer atividade exige comunicação adequada, esclarecimento de dúvidas, apoio e liderança em todo o processo. Saber o que deve ser delegado é fundamental. Existem tarefas que, por questão de complexidade, confidencialidade, esfera de competência ou algumas outras razões, simplesmente não podem ser transferidas. Logo, o primeiro passo para delegar corretamente é reconhecer o que deve e o que não deve ser delegado. •   Delegação é sempre 1:1 - cachorro de dois donos morre de fome •   Escolha a pessoa certa •   Defina as expectativas de autoridade •   Explique claramente o que deve ser feito •   Estimule o feedback •   Monitore a execução •   Elogie os resultados “Um homem vê as coisas como ele é. Seus poderes têm o mesmo alcance de seus olhos.” WILLIAM BLAKE

**Implementando a administração pessoal

“O aspecto mais triste da vida de hoje é que a ciência ganha em conhecimento mais rapidamente que a sociedade em sabedoria.” ISAAC ASIMOV

“A verdadeira sabedoria consiste em saber como aumentar o bem-estar do mundo.” BENJAMIN FRANKLIN

Aplicando a metodologia para equipes “Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma, termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas.” AYRTON SENNA “Reunir-se é um começo, permanecer juntos é um progresso, e trabalhar juntos é sucesso.” HENRY FORD Um líder focado na esfera da urgência levará a equipe a uma mobilização constante para apagar incêndios, enquanto um líder com tempo terá uma equipe voltada para coisas importantes.

Senso de importância x senso de urgência

Muitos consultores divulgaram a questão de que as empresas precisam ter o senso de urgência no dia a dia, mas eu sou totalmente contrário a esse senso de urgência e defendo o senso de importância, que significa ter uma equipe que não fica correndo atrás das urgências, mas possui uma consciência focada em fazer com que o urgente não aconteça. Senso de importância é discutir as tarefas delegadas que dependem de membros da equipe e acertar as datas de entrega; é criar ações de prevenção para que uma urgência, depois de resolvida, não volte a acontecer; é pensar de forma proativa, gerando soluções para focar a equipe na esfera da importância. Como líder, a importância deve ser valorizada. Não se deve fazer isso apenas quando um grande problema é resolvido. Não faça de sua equipe um time de corrida, e sim um time que sabe prevenir urgências, que gasta seu tempo com coisas realmente importantes e que sabe planejar para alcançar seus resultados pessoais e profissionais com mais frequência.

Conclusão: A quarta trindade

“O óbvio é aquilo que nunca é visto até que alguém o exprima de maneira simples.” KAHLIL GIBRAN “Sabedoria é ter consciência de qual a próxima coisa a fazer. Capacidade é saber como fazê-la. Virtude é fazê-la.” DAVID STARR JORDAN

Tire Tempo Tire tempo para pensar. É a fonte do poder. Tire tempo para brincar. É o segredo da perpétua juventude. Tire tempo para ler. É a fonte da sabedoria. Tire tempo para rezar. É o maior poder sobre a Terra. Tire tempo para amar e ser amado. É um privilégio concedido por Deus. Tire tempo para ser amistoso. É o caminho para a felicidade. Tire tempo para rir. É a música da alma. Tire tempo para dar. É que o dia é curto demais, para ser egoísta. Tire tempo para trabalhar. É o preço do sucesso. Tire tempo para fazer caridade. É a chave para o céu.

Livre-se das circunstâncias: Aprenda a dizer NÃO! Você já se deu conta de quantos “sim” você diz quando sua vontade de fato é dizer “não”? Quando isso acontece, acabamos experimentando uma profunda sensação de desgosto, raiva e frustração. Mesmo assim, é difícil aprender: esse tipo de situação é tão comum que acaba se tornando um grande ladrão de tempo na nossa vida. E, pior do que isso, nos mantém reféns da esfera das circunstâncias.

Nunca diga “sim” para quem quer que seja se, por dentro, você quer mesmo é dizer “não”. A melhor forma de dizer “não” para os outros é dizer sempre “sim” para você mesmo.

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