Abílio Azevedo.

Sonho Grande

Cover Image for Sonho Grande
Abílio Azevedo
Abílio Azevedo

O livro conta a tragetória do trio de empresários: Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira. Desde a financeira Garantia até a construção do Grande Sonho. Se tornaram donos da maior cervejeira do mundo (Brahma->Antartida->Interbrew->Anheuser-Busch->Modelo...), Burguer King, Lojas Americanas, São Carlos (Empresa mais experiente no setor de Imóveis Comerciais do Brasil).

O trio possui 3 pilares originais: meritocracia, corte de custos, melhoria contínua. Foram colocando em prática esses pilares nas empresas que iam adquirindo. Os salários eram menos que o de mercado mas os bonus chegavam até 18 salários além de oferecerem a oportunidade de compra de ações e dividendos que eram reinvestidos para não liberar muito dinheiro na mão dos executivos.

Eles estavam sempre em busca dos “PSDs” – Poor, Smart, Deep Desire to Get Rich. Lemann tinha a filosofia de multiplicar para depois dividir. Ele repetiria com frequência, sempre em voz alta e “esticando” as vogais, como é seu hábito: “Gente booooa, trabalhando juuuunto, faz a firma graaaaande.

"É BOM SER FANÁTICO. Certa vez perguntei: “Qual é a essência do tipo de pessoa que vocês buscam?” A resposta: “Fanáticos.” Vivemos numa época em que as pessoas querem uma solução rápida, um atalho para resultados excepcionais. Mas não existe esse caminho fácil. Existe apenas um esforço intenso, de longo prazo, sustentado. E o único meio de construir esse tipo de empresa é ser fanático."

  • Você sabe o porquê dos ovos de pascoa são colocados no alto? Porque o presidente da Lacta não estava satisfeito com as vendas das lojas americanas e a justificativa era que não havia espaço nas lojas para colocar mais ovos...

"A saída proposta por Magim seria adotada não só pela Americanas, mas por todos os grandes varejistas brasileiros: os ovos deveriam ser pendurados numa estrutura erguida em cima dos corredores, em vez de ocupar lugar nas prateleiras. Beto adorou a ideia e decidiu colocá-la em prática. Deu certo. A Lacta vendeu para a Americanas cinco vezes mais chocolates do que no ano anterior. No sábado de Aleluia, véspera da Páscoa, o estoque da varejista estava praticamente esgotado"

Did you like?

More posts

Cover Image for Tech Documents

Tech Documents

Learn the vital importance of comprehensive technical documentation for growing software projects. Discover best practices like Requests for Comments (RFCs) and Architectural Decision Records (ADRs) that promote transparency, collaboration, and architectural decision logging. Explore powerful tools like wiki.js and Backstage to create effective documentation hubs. Keep your project organized, comprehensible, and sustainable with this approach to technical documentation.

Abílio Azevedo
Abílio Azevedo
Cover Image for Superlógica - BFF para o Gruvi

Superlógica - BFF para o Gruvi

Building a BFF (Backend for Frontend) for the Gruvi SuperApp that have more than 120k active users and millions of possible users to rollout in the Superlogica ecosystem.

Abílio Azevedo
Abílio Azevedo

NewsLetter

I will send the content posted here. No Spam =)