Sonho Grande
O livro conta a tragetória do trio de empresários: Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira. Desde a financeira Garantia até a construção do Grande Sonho. Se tornaram donos da maior cervejeira do mundo (Brahma->Antartida->Interbrew->Anheuser-Busch->Modelo...), Burguer King, Lojas Americanas, São Carlos (Empresa mais experiente no setor de Imóveis Comerciais do Brasil).
O trio possui 3 pilares originais: meritocracia, corte de custos, melhoria contínua. Foram colocando em prática esses pilares nas empresas que iam adquirindo. Os salários eram menos que o de mercado mas os bonus chegavam até 18 salários além de oferecerem a oportunidade de compra de ações e dividendos que eram reinvestidos para não liberar muito dinheiro na mão dos executivos.
Eles estavam sempre em busca dos “PSDs” – Poor, Smart, Deep Desire to Get Rich. Lemann tinha a filosofia de multiplicar para depois dividir. Ele repetiria com frequência, sempre em voz alta e “esticando” as vogais, como é seu hábito: “Gente booooa, trabalhando juuuunto, faz a firma graaaaande.
"É BOM SER FANÁTICO. Certa vez perguntei: “Qual é a essência do tipo de pessoa que vocês buscam?” A resposta: “Fanáticos.” Vivemos numa época em que as pessoas querem uma solução rápida, um atalho para resultados excepcionais. Mas não existe esse caminho fácil. Existe apenas um esforço intenso, de longo prazo, sustentado. E o único meio de construir esse tipo de empresa é ser fanático."
- Você sabe o porquê dos ovos de pascoa são colocados no alto? Porque o presidente da Lacta não estava satisfeito com as vendas das lojas americanas e a justificativa era que não havia espaço nas lojas para colocar mais ovos...
"A saída proposta por Magim seria adotada não só pela Americanas, mas por todos os grandes varejistas brasileiros: os ovos deveriam ser pendurados numa estrutura erguida em cima dos corredores, em vez de ocupar lugar nas prateleiras. Beto adorou a ideia e decidiu colocá-la em prática. Deu certo. A Lacta vendeu para a Americanas cinco vezes mais chocolates do que no ano anterior. No sábado de Aleluia, véspera da Páscoa, o estoque da varejista estava praticamente esgotado"